top of page
Palavras do MestreMestre Yokaanam:.
00:00 / 02:39

Fraternidade Eclética comemora 108 anos do

nascimento de seu fundador Mestre:. Yokaanam:.

A Fraternidade Eclética Espiritualista Universal - FEEU, comemorou no dia 23 de fevereiro 108 anos do nascimento de seu fundador, Yokaanam Oceano de Sá (1911- 2019).

Imagens de Divulgação_ Centenário Mestre
assinatura.YOKA..png

Nascido em Alagoas, em 23 de fevereiro de 1911. Oceano de Sá foi o caçula de 14 irmãos. Estudou em colégio de padres salesianos, ingressou na Ordem dos Franciscanos, antes de fazer carreira militar e civil como aviador. Morou alguns anos na Bolívia e Alemanha. Foi piloto particular do então presidente Getúlio Vargas até ser reformado pelas Forças Armadas com o cargo de coronel. Após sofrer, em 1944, um grave acidente aéreo nas águas da Baía da Guanabara, quando administrava uma aula de voo, Oceano sobreviveu. Encerrando assim sua carreira militar, o futuro mestre ressurge como Yokaanam.: em 1945. Faleceu no dia 21 de abril de 1985, em Anápolis-GO, vítima de derrame cerebral.

Em 27 de março de 1946 fundou a Fraternidade Eclética Espiritualista Universal, na Avenida Presidente Vargas no antigo Distrito Federal, Rio de Janeiro. Grupo que realizava peregrinações anuais entre os meses de novembro e dezembro, distribuindo alimentos, remédios, roupas, assistência espiritual e clínica, as chamadas "Peregrinações Evangélicas". Em 1947 fundou o jornal da comunidade – O Nosso, atualmente principal veículo de comunicação da fraternidade.

A Fraternidade Eclética Espiritualista Universal (FEEU), comemorou no dia 23 de fevereiro 108 anos do nascimento de seu fundador, Yokaanam Oceano de Sá (1911- 2019).

Fundação da Cidade Fraternidade Universal

Em 31 de outubro de 1956, cerca de 200 famílias, partiram na Peregrinação-Êxodo, rumo ao Planalto Central, com o objetivo de fundarem uma comunidade espiritualista. Os peregrinos chegaram ao local onde construíram a Cidade Eclética no dia 4 de novembro do mesmo ano. Yokaanam enterrou seu cajado no local onde hoje existe um monumento dedicado à mãe preta, Maria Pastora que tinha sido sua ama, após o falecimento de sua mãe Bárbara, este foi o ato histórico de fundação da cidade. #FEEU #CIDADEECLÉTICA.

Toda sua trajetória teve início com um sonho ocorrido ao jovem Oceano de Sá, com então onze anos de idade. Yokaanam∴ objetivava impulsionar a moral cristã, restaurar o cristianismo primitivo e unificar as religiões. Yokaanam∴ se intitulou “o solitário”, e nós o intitulamos visionário e pioneiro por suas realizações e ideais.

A Instituição possui 17 casas em funcionamento atualmente: Regional de Petrópolis – RJ; Regional de Cordovil – RJ; Regional de Posse dos Carneiros – RJ; Regional de Campo Grande – RJ; Regional de Formosa – GO; Regional de Duque de Caxias – RJ; Regional de Anápolis – GO; Regional de Governador Valadares – MG; Filial de Itapaci – GO; Matriz afiliada de Merlo, Argentina, Matriz Regional do Estado da Paraíba; Matriz Regional de Paracatu – MG; Matriz Regional do Estado de Pernambuco, Matriz Regional do Estado do Paraná; Matriz Regional do Est. do Rio de Janeiro; Filial - Matriz Principal do Paraguai; Filial Matriz Principal da Argentina; Filial Regional de Merlo - San Luiz - Argentina e por fim a Sede Matriz Principal, Cidade Eclética – GO.

Currículo

Chefe Espiritual da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal; Jornalista fundador da “Casa do Jornalista”- Associação Brasileira de Imprensa; Membro da Sociedade de Homens de Letras do Brasil (Casa de Olavo Bilac); Membro da Academia de Letras da Guanabara; Membro da Rede Nacional de Radioamadores; Professor Catedrático de Teologia Dogmática; Professor Catedrático de Teologia Canônica e Ascética; Professor Catedrático de Teogonia; Professor Catedrático de Santos Ritos e Velhos Testamentos; Professor Catedrático e Consultor Enciclopédico de Ciências Herméticas; Engenheiro Politécnico; Professor de Medicina Espiritualista; Reitor das Academias Ecléticas Exo-Esotéricas da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal; Aviador; Instrutor de Voo Cego e Aterrissagem Cega; Astrofísico; Atomista; Filólogo; Crítico de Letras e Artes; Líder das Academias Ecléticas Exo-Esotéricas do I Santuário Essênio do Brasil e das Américas e Apóstolo das Religiões Ecléticas.

bottom of page